Quando uma grafite barata é melhor que uma Koh-I-Noor?

fevereiro 28, 2010

Não queremos passar por hipócritas. Confessamos que se pudéssemos, nós gostaríamos de ter carvões e papéis caros e desenhar como o David Kassan. Mas é fato que temos de começar em algum momento e de alguma forma. Para que o momento seja agora, acreditamos que comprar materiais caros, logo de cara, leva o aspirante a desenhista a cair no Mal do Aviso de Regime. Este mal foi observado, estudado e analisado metodicamente por Arthur Santana (em suas prolíferas horas vagas), que diz o seguinte:

“Sabe por que não quero que vocês saiam por aí dizendo que tão fazendo regime? Porque a aprovação que os outros vão dar para a atitude, fará com que o sistema de recompensa de vocês seja ativado. Desta forma, vocês vão se sentir bens consigo mesmos e no final vãoacabar esquecendo o regime porque, no fundo no fundo, a maioria das pessoas que fazem regime buscam algum tipo de (auto) aprovação e se a tiverem antes de emagrecer, pior pra elas mesmas”.

Um problema parecido ao que sofrem os amigos dos alimentos, sofrem os desenhistas iniciantes. Ao comprar lápis de madeira alemã, tinta belga e borracha de vinil, o sistema de recompensa do aprendiz pode ser tão prazeirosamente ativada que ele perde a necessidade de desenhar de fato.

Portanto, se não quisermos estar sempre avisando (para os outros e para nós mesmos) que estamos “começando” a desenhar, sugerimos esquecer isto por enquanto, pegar uma grafite barata e copiar Rafael na primeira folha limpa que aparecer na frente.

PS: Nós passamos por este problema quando fizemos mamãe comprar tinta, canson, curvas francesas, bicos de pena, etc para depois deixar tudo de lado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: