Conhecer a mídia, conhecer a si mesmo

maio 26, 2010

Em nossas tentativas de desenhar, um grande problema que enfrentamos foi o mal uso da mídia. Tentávamos criar efeitos de pele reais utilizando apenas lápis e um desenho incompleto como referência. Com o tempo percebemos que isto significava não aceitação de nós mesmos.

As formas de manifestação da mente humana apresentam limitações naturais. Ninguém consegue expressar exatamente o que pensa. Da parte do cérebro onde são computados os pensamentos à parte mecânica que articula nossas mandíbulas, as informações neuronais percorrem um grande caminha por onde existem desgastes naturais daquilo que gostaríamos de expressar. Desta forma, se tentássemos expor muitos detalhes e exigíssemos perfeita compressão daqueles que nos ouvem, provavelmente entraríamos em uma empresa falida.

O contorno deste problema, em nossa opinião, exige uma compreensão das nossas limitações e engenharia para lidar com elas. Antes de comunicar, importa saber o que pode ser comunicado com os meios que dispomos.

No desenho, esta teoria implica em conhecer a mídia com que vamos trabalhar. Assim, perguntar que efeitos podem ser feitos com os lápis, tintas e solventes que temos. Tentar copiar uma fotografia perfeitamente em um papel chamex utilizando apenas um lápis pode ser muito difícil para nossa condição de aprendiz.

Este conhecimento obtido no desenho se aplica em nossa vida como um todo a partir do momento que nos voltamos a nós mesmos e nos perguntamos se não estamos tentando realizar mais do que nossos braços pequenos permitem. Isto não significa virar conformistas e estagnar no pouco. Mas aprender a realizar com o pouco que somos ou possamos dispor. Por vezes, mesmo limitados, conseguimos agradar, pelo simples fato de partirmos da auto-aceitação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: